O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança

0
1117

Não é de hoje um gestor autocrata e que necessita de inferiorizar outras pessoas para manter seu cargo não é visto como um líder pelas demais pessoas. Um verdadeiro líder deve ser admirado pela equipe que trabalha para conseguir manter sua autoridade. Deve ser uma pessoa que ouve e que entende as necessidades de sua equipe.

Neste contexto, um dos livros mais famosos retratando o tema é O Monge e o Executivo, de James Hunter. O livro é um best-seller no Brasil, tendo alcançando o marco de mais de três milhões de cópias vendidas.

Na história, Leonard Hoffman era um dos empresários mais bem sucedidos dos Estados Unidos até abandonar sua carreira para virar um monge em um mosteiro benedito. Ele é utilizado pelo autor como personagem principal para ensinar a liderança para um grupo de cinco líderes de diversas áreas. Um Deles é o John Daily, que era um homem de negócios que alcançou muito sucesso, até que sua vida profissional e pessoal começa a ir por água abaixo.

Uma dos principais marcos é a capacidade que o Hoffman tem de conseguir extrair o melhor das pessoas, a habilidade de maximizar suas qualidades e desenvolver seus defeitos. É realmente uma viagem de transformação juntamente com os personagens, onde é mostrada a importância de tratar as pessoas que você não gosta da maneira que você gostaria de ser tratado. É visível a importante que os diferentes tipos de opinião fazem numa organização e a impedem de entrar num colapso interno devido à decisões unilaterais.

“Liderar é servir.”

Em um ambiente típico de meditação e introspecção, os cinco líderes ficam cada vez mais impressionados ao descobrirem sua responsabilidade como gestores e como isso afeta a vida das pessoas pelas quais eles são responsáveis. É interessante ver como até mesmo a pessoa mais cética do grupo começa a ver a necessidade de servir às necessidades das pessoas.

Leia o livro e aprenda a como realmente ouvir e servir às pessoas, seja um líder melhor à partir de hoje e pare de utilizar metodologias retrógradas para fazer valer sua autoridade na empresa.

Ótima leitura para: Líderes, empresários e estudantes universitários de todas as áreas.