Porque você está perdendo dinheiro focando em novas tecnologias

0
1104

Na área de Tecnologia da Informação é bem comum que a todo momento surja uma nova tecnologia: a linguagem do momento, um framework que vai acelerar seu desenvolvimento em mais de cinquenta por cento ou aquela biblioteca que ‘está todo mundo usando’.  Essa rapidez faz com que profissionais e estudantes percam o foco e aprendam de maneira abrupta diversas tecnologias superficialmente.

As pessoas sempre falam que o profissional de TI deve ser uma pessoa que sempre busca por novos conhecimentos, isto é pura verdade, mas há uma grande diferença entre buscar conhecimentos realmente aplicáveis e aprender novas coisas apenas pela onda do movimento. Um dos maiores problemas das pessoas que estão querendo entrar no mercado de tecnologia é estarem focadas nas tecnologias e não em soluções.

A maioria dos estudantes das universidades do Brasil não sabem lidar com o volume de atualização de informações e acaba tentando seguir para todos os lados, fazendo uma carreira que vai e volta e no final retorna ao ponto de partida. A verdade é que o cliente não quer saber se a plataforma dele está rodando naquela linguagem que está todo mundo dizendo que ‘será o futuro’, ele quer o sistema dele funcionando de maneira sólida e uma entrega em um prazo satisfatório. Pare de usar tecnologias que você não conhece e aprendê-las durante o projeto, é de uma tremenda irresponsabilidade como profissional fazer seu cliente esperar por algo que você planejou mal e não tem a prática para aplicar em projetos reais.

O mercado não dá espaço para que a maioria desses hypes cresça no mundo empresarial, o que as corporações utilizam são linguagens sólidas e muito bem consolidadas, que possuem um bom suporte e uma comunidade vasta para atender as suas demandas. No mundo real, se você erra o seu concorrente te atropela e lança o produto que você planejou antes de você. Seus clientes são engolidos e a empresa fali.

Depois de aprender a desenvolver software, procure aprender por regras de negócios, faça cursos sobre bolsa de valores, contabilidade, economia, política, recursos humanos ou outras áreas que tiver interesse. Para se fazer um excelente produto é necessário um excelente conhecimento sobre as regras de negócios. Vamos focar nas soluções e deixar de lado o entusiasmo.